10 de maio de 2012

STROGONOFF DE CARNE - RECEITA ORIGINAL


Strogonoff ou Boeuf Strogonoff é uma receita de origem Russa que se popularizou e muito mundo afora. Aqui pretendia passar pra vocês a receita original, mas depois de muitas pesquisas descobri que há tanta controvérsia sobre esta receita como sua popularidade. Então vou passar pra vocês a receita publicada na Revista Gula em uma reportagem sobre o verdadeiro Strogonoff.
Segundo a revista, os Stroganoff, rica família de negociantes, participavam de um clube em que os chefs das cozinhas das famílias apresentavam suas criações culinárias. Numa dessas reuniões foi apresentado o Boeuf Stroganoff, receita simples à base de carne e creme de leite fresco.
Anotem:

Ingredientes:
1 kg de filé mignon limpo
1 cebola grande, picada 2 tabletes de caldo de carne (a receita original russa não usava este ingrediente)
300 g de champignons frescos, cortados em quatro partes (a receita primitiva também não previa este ingrediente)
½ litro de creme de leite
Alho picado, a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto


Modo de Fazer:
Corte o filé mignon em tiras bem finas, no sentido das fibras da carne, para evitar que desmanche na panela. Em uma frigideira (se for de ferro ou com anti-aderente, não precisa usar óleo. Caso contrário, apenas unte a frigideira), leve a carne ao fogo, apenas virando-a, até que libere a água e fique esbranquiçada. Quando estiver seca, passe-a para uma panela com a cebola, os temperos e o caldo de carne. Acrescente os champignons e junte o creme de leite no final.

Fonte: Revista Gula nº 58
Foto: reprodução

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...